Cidalemos's Blog

Arquitetura é arte ou arte é arquitetura? Ser ou não ser… eis a questão.

Posted on: 2010/05/20

O pessoal estava procurando o documentário: A Vida é um Sopro.


Sinopse

A vida e obra de Oscar Niemeyer, um dos principais arquitetos brasileiros do século XX. É mostrado como Niemeyer revolucionou a Arquitetura Moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de uso do concreto armado, além de seus pensamentos sobre a vida e o ideal de uma sociedade mais justa.

 

Curiosidades

– O produtor Sacha idealizou o documentário em 1997, quando dirigia a programação da TVE Brasil e designou o diretor Fabiano Maciel para coordenar a cobertura da semana comemorativa dos 90 anos de Oscar Niemeyer.
– É o 1º documentário em longa-metragem do diretor Fabiano Maciel.
– Foi rodado em vídeo digital e em 16mm nos seguintes países: Brasil, Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Uruguai.
– As filmagens iniciais ocorreram no verão de 1998, mas o filme apenas foi lançado nos cinemas em 20 de abril de 2007.

Projeto futurista do escritório J. Mayer H. Arquitetos começa a ser construído na Alemanha

 

Batizado de Sonnenhof, empreendimento é formado por quatro edifícios multiuso, que abrigarão escritórios, lojas e apartamentos

Ana Paula Rocha

O projeto Sonnenhof, assinado pelo escritório J. Mayer H. Arquitetos, começou a ser construído em abril na cidade de Jena, na Turíngia, estado da Alemanha. O empreendimento futurista é formado por quatro edifícios multiuso, que abrigarão escritórios, lojas e apartamentos.

Fachada do Sonnenhof na Alemanha

O arquiteto optou por projetar os quatro edifícios nas bordas do terreno para criar, ao centro, um pequeno pátio urbano. Segundo o projeto, a composição dessa estrutura se assemelha a um pátio medieval, tipo de construção comum no centro da cidade de Jena. O pátio poderá ser usado para a prática de esportes, repouso e circulação de pessoas.

Junto a esse vão central, foram criados corredores de circulação entre as torres multiuso, que se conectam às ruas do entorno. O objetivo do arquiteto foi fornecer um fluxo livre para o tráfego do pedestre no complexo.

Destaque do projeto, as formas poligonais e geométricas das fachadas também foram utilizadas no piso e em elementos como assentos, luminárias e canteiros de flores, em um cenário futurista que atrai a visitação pública. A previsão é de que a construção do Sonnenhof seja concluída em 2012.

 

Aula Desenho primeiro ano

 

 

  Inscrições do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura estão abertas

Participantes deverão projetar praça pública coberta de uso múltiplo para uma cidade com população entre 200 mil e 400 mil habitantes


Ana Paula Rocha

Divulgação:  CBCA
Em 2009, equipe da Universidade São Judas Tadeu venceu o concurso com o projeto de um terminal aeroportuário para Ribeirão Preto-SP

Estão abertas as inscrições da terceira edição do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura. Neste ano, os participantes deverão projetar uma praça pública coberta, de uso múltiplo, para uma cidade com população entre 200 mil e 400 mil habitantes. O projeto deverá prever a construção do equipamento com aço. O complexo deverá incluir áreas com telhado, mas abertas para circulação, áreas fechadas e áreas externas ou descobertas. Entre os ambientes que deverão ser contemplados na praça, estão espaços de exposição e de eventos, de alimentação, de entretenimentos e jogos, um centro de escritórios e negócios, e espaços exclusivos para os empregados.
Os alunos integrantes das três equipes melhor classificadas receberão inscrições para o curso à distância sobre Introdução ao Uso do Aço, promovido pelo CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), além de manuais técnicos, livros e revistas sobre construção metálica, editados pela entidade. Os professores orientadores dos dois melhores projetos também poderão acessar durante um ano todo o material disponibilizado pelo SCI (Steel Construction Institute).
Além dos prêmios, a equipe vencedora representará o Brasil no 3° Concurso de Projeto em Aço para Estudantes de Arquitetura 2010, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Ferro e Aço, que reunirá representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.
As inscrições ficam abertas até 30 de julho e podem ser realizadas gratuitamente no site do CBCA, onde também está disponível o regulamento completo da competição. O resultado será divulgado no dia 15 de agosto.
Em 2009, a vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura foi a equipe da Universidade São Judas Tadeu, formada pelos alunos Wellington Tohoru Nagano, Anderson Carneiro Noris, Elis Mariam David Souza Duarte, Rafael Gustavo Rodrigues, Fernanda Ferreira da Silva e Gislaine Moura do Nascimento. Os estudantes projetaram um terminal aeroportuário para Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Um grupo de designers e empresas está determinado a facilitar a vida daquelas pessoas que gostam de ler antes de dormir. A Lili Lite é uma estante que possui uma luminária que se apaga quando colocamos um livro sobre ela. Além de servir de marca-pagina, dá um visual bacana ao ambiente.

Função semelhante tem a Luminária Mark, desenvolvida por Damjan Stankovic, e a Book-Sensitive Reading Lamp, desenvolvida pelos designers franceses Jun Yasumoto, Alban Le Henry, Olivier Pigasse e Vincent Vandenbrouck. Elas se apagam ou se acendem de acordo com a preseça ou ausência de um livro.

“Coincidência criativa” ou não, trata-se de uma ideia realmente simples, que talvez você até consiga fazer em casa. Melhor que pagar os 99 euros que estão pedindo pela estante.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: